Conferência Regional para a América Latina e o Caribe do Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (HABITAT) - Urbanização na América Latina e Caribe: Acessibilidade e Crise Habitacional
Diretores:
Gabriel Penido
Naira Campos
Taynara Inácio
Diretora-assistente:
Lana Mayrink
Como definido na Declaração Universal dos Direitos Humanos, no Artigo XXV, todo indivíduo tem o direito de ter um padrão de vida que lhe assegure o acesso a uma habitação segura. Tomando como preceito que uma habitação se constitui em um fator essencial à sobrevivência, e como uma maior probabilidade de assegurar saúde e segurança, é indispensável a discussão acerca da crise habitacional na América Latina e Caribe. A região possui 21% de sua população vivendo em assentamentos informais, e cerca de 70 milhões de indivíduos sem teto.
Sendo assim, a ONU-HABITAT, o Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos, reúne-se mais uma vez, agora no Rio de Janeiro em uma Conferência Regional, a fim de discutir acessibilidade e a Crise Habitacional na América Latina e Caribe. O comitê da ONU foi criado com o principal objetivo de proporcionar abrigo e moradia adequados a todos, desenvolvendo assentamentos humanos social e ambientalmente sustentáveis.
O tema a ser debatido se mostra de extrema importância, uma vez que o crescimento do número de desabrigados na região evidencia a falta de políticas habitacionais eficientes, e uma violação a direitos humanos básicos. Os delegados desse comitê são convidados a iniciar um debate acerca da realidade de moradores de rua e de aglomerados subnormais, sobre a diária descriminação que os mesmos sofrem, e sobre a criação de medidas voltadas ao crescimento urbano sustentável.