Grupo de Peritos Governamentais das Nações Unidas (UN GGE) - As relações internacionais no uso de tecnologias da informação: Medidas cooperativas e políticas de segurança contra crimes cibernéticos
(Comitê em dupla)

Diretores:
Ana Carolina Rocha
Bryan Azevedo
Miguel Scatolin
Diretora-assistente:
Julia Matos
A expansão e a facilitação do acesso à internet provenientes da revolução digital e tecnológica, trouxeram consigo um aumento de delitos ocorridos em rede. Os crimes cibernéticos, que referem-se a todo tipo de delito ocorrido na internet por qualquer rede, seja pública, privada ou doméstica, são um grande problema, principalmente quando envolvidos em questões internacionais e de interesse sócio-político e econômico.
Com a intensificação desses crimes e com o passar do tempo, a adoção de modelos de segurança para o combate e prevenção destes têm recebido cada vez mais importância. Tais medidas têm sido implantadas tanto no âmbito nacional de diversos países como também em escala regional e global.
Dessa maneira, o Grupo de Peritos Governamentais das Nações Unidas, composto por diversos países que possuem representantes com conhecimentos diplomáticos e técnicos da segurança da informação, realiza reuniões anualmente com o objetivo de discutir sobre os perigos provocados pelo uso da tecnologia da informação pelos Estados. Além disso, também é debatido sobre como os países membros devem cooperar entre si para combater o cibercrime e o ciberterrorismo de maneira a respeitar direitos humanos como a privacidade e a liberdade de expressão de cada indivíduo.